O que é a menopausa?
O termo menopausa refere-se, na realidade, à última menstruação. Esta fase da vida corresponde à altura em que os ovários gradualmente vão parando de trabalhar e o organismo se vai habituando a níveis hormonais mais baixos. A que se chama a este período da vida, climatério. As alterações não são repentinas, vão surgindo ao longo dos anos seguintes.
Normalmente, começam quando a mulher alcança a 1ª metade ou a 2ª dos 40 anos, mas podem começar mais cedo por volta do fim dos 30 anos.
Os períodos menstruais começam a ser irregulares ou infrequentes até desaparecerem de vez. Em média, a mulher tem a sua última menstruação por volta dos 50 anos.
Durante a menopausa o seu corpo habitua-se a níveis hormonais mais baixos. Mas o que são hormonas e qual a sua importância antes de se atingir a menopausa?
A importância das hormonas
As hormonas são substâncias especiais que regulam o modo de funcionamento do nosso corpo. Os ovários produzem hormonas femininas, estrogénios, responsáveis pela mudança da fase da adolescência para a fase adulta. Disto consta o desenvolvimento mamário e as “formas” femininas. Os estrogénios também estimulam os órgãos reprodutivos a crescer e a amadurecer de modo a que a mulher possa ter filhos.
Juntamente com a outra hormona dos ovários, a progesterona, são responsáveis pelas alterações do revestimento do útero durante o ciclo mensal.
Um óvulo é libertado todos os meses de um dos ovários e se a mulher for fértil instala-se no útero e transformar-se-á num feto. Se a gravidez não ocorrer, o revestimento do útero desprende-se e aparecerá o período mensal (menstruação).
Ao aproximar-se da menopausa, a produção de hormonas pelos ovários começa a abrandar e em poucos meses não é libertado qualquer óvulo. Esta situação muitas vezes resulta em períodos menstruais irregulares, uma vez que o revestimento do útero não está completo nem regular como normalmente. Poucas vezes acontece que a mulher não note diferenças até que as menstruações desapareçam de vez e que a menopausa se instale.
Mesmo quando a mulher pensa que deixou de ser menstruada, deve tomar medidas contraceptivas de precaução por mais algum tempo, pois é provável que as suas menstruações estejam apenas a ser irregulares.
Sintomas da mudança de idade
Durante a idade jovem, o corpo da mulher está habituado a elevados níveis de circulação de estrogénios.
Quando a mulher se aproxima da menopausa e os ovários baixam a produção de hormonas, pode levar algum tempo até que o corpo se adapte. A perda de estrogénios tem um efeito permanente. As mulheres podem ter sintomas que são a consequência desta mudança de elevado nível de estrogénios para níveis mais baixos. Alguns destes sintomas podem ter início enquanto a mulher ainda é menstruada.