A melatonina é uma hormona natural, produzida na glândula pineal, localizada no centro do cérebro, e é um derivado do aminoácido triptofano, sendo sintetizada a partir da serotonina. Regula os ritmos circadianos (dormir-acordar) e também actua como um antioxidante eficaz e protector da função mitocondrial das células nervosas do cérebro. A glândula pineal produz melatonina durante a noite, em resposta à escuridão detectada pelos olhos.
A melatonina é vital para regular várias funções corporais, nas quais, raramente, pensamos, a não ser que falhem. A sua fórmula química é N-acetil-5-metoxitriptamina e, uma vez produzida, é libertada directamente para a corrente sanguínea.
A melatonina reduz a vigilância, provoca sonolência e baixa a temperatura do corpo: tudo isto ajuda a adormecer. Durante o dia, a produção de melatonina cai, por forma a permanecermos alerta. Este circulo de 24 horas chama-se ritmo circadiano.
Outros componentes:
ASPÉRULA – Efeito ansiolítico e potenciador da sinergia com os restantes componentes;
L-GLICINA – Estudos recentes demonstram que o aminoácido L-Glicina melhora a qualidade do sono, em especial na fase R.E.M. (esta fase representa 25% do tempo que dormimos e caracteriza-se por uma intensa actividade cerebral e movimentos rápidos dos olhos. Sendo muito importante para o nosso bem-estar físico e emocional);
PASSIFLORA - Passiflora é uma planta tradicionalmente usada em problemas de ansiedade, stress, espasmos nervosos, problemas de sono e insónias, causadas por preocupações, stress ou dor.