Lecigluten® é um suplemento alimentar constituído por um complexo de plantas, vitaminas, minerais, aminoácidos e geleia real, que se destina a melhorar o rendimento intelectual, a nível da memória e da concentração, bem como a diminuir o stress do dia-a-dia, ao proporcionar uma melhoria geral da actividade cerebral.
Descrição dos componentes:
Alecrim - Tónico físico e cerebral. Importantes investigadores defendem que a sua acção é superior à do panax ginseng.
Geleia Real - Reconstituinte físico, psíquico e sexual. Melhora também os problemas associados à depressão.
Ginkgo Biloba - Melhora a oxigenação, nutrição e o metabolismo energético do cérebro, devido à sua acção sobre a micro-circulação.
Rhodiola - Diminui o cansaço físico e cerebral, devido à estimulação da serotonina e dopamina. Beneficia também os problemas associados ao stress e à depressão.
Ácido Glutâmico - É um aminoácido com acção neurotransmissora que desempenha um papel importante no metabolismo das células nervosas, na síntese dos aminoácidos e da glicose. Pensa-se que esteja envolvido em funções cognitivas no cérebro, como a aprendizagem e a memória.
Colina - Necessária à síntese da acetilcolina, com acção relevante no mecanismo da memória. É um componente essencial dos fosfolípidos.
Fosfolípidos - (fosfatidilcolina, fosfatidilserina, fosfatidilinositol, fosfatidiletanolamina) - São nutrientes essenciais para a estrutura e funcionamento do cérebro. Como peças essenciais das células nervosas, os fosfolípidos trabalham em conjunto com os ácidos gordos na manutenção e regulação das funções cognitivas, onde se incluem a memória, aprendizagem e compreensão.
Lisina - É um dos vários aminoácidos que o corpo precisa para o crescimento e restauração dos tecidos. É classificado como um dos nove aminoácidos “essenciais”, pelo facto de só se poder obter de fontes externas ao organismo, como alimentos ou suplementos. Como todos aminoácidos, a lisina funciona como um dos blocos que constroem a proteína, tendo um papel importante na produção de varias enzimas, hormonas, e anticorpos que ajudam a melhorar o metabolismo cerebral.
Vitamina B1 (Tiamina) - É extremamente importante na regulação e manutenção do sistema nervoso. Sendo essencial para a formação de certos neurotransmissores, substâncias que transmitem e recebem mensagens do e para o cérebro, desempenha um papel importante na função cognitiva e em outras funções cerebrais. A sua falta no organismo provoca astenia, depressão, falta de memória e outras perturbações neurológicas.
Vitamina B2 (Riboflavina) - Indispensável na produção de energia, é um importante componente de vários enzimas responsáveis pela síntese dos aminoácidos e dos ácidos gordos. O crescimento celular não acontece quando existe carência de vitamina B2, tal a importância desta vitamina.
Vitamina B6 (Piridoxina) - É essencial para a produção de Seretonina, Melatonina e Dopamina, três das substâncias químicas mais importantes do cérebro. Promove o bom funcionamento do tecido nervoso e é indispensável para a produção de glóbulos vermelhos.
Vitamina C (Ácido ascórbico) - É uma vitamina antioxidante que protege as células cerebrais da acção nefasta dos radicais livres. Proporciona uma melhor absorção de ferro, oferece protecção contra algumas doenças e contra os aspectos degenerativos do envelhecimento.
Fósforo - É o segundo mineral mais abundante no corpo, sendo vital para a produção de energia, é um dos componentes principais das membranas das células. Faz parte das moléculas dos fosfolípidos e do A.T.P ( ácido adenosina trifosfórico), sendo indispensável ao bom funcionamento nervoso e intelectual. Potencia a acção das vitaminas do complexo B.
Magnésio - Intervém no metabolismo dos glúcidos e na síntese proteica. Participa nos mecanismos de oxido-redução, melhora a resistência ao stress e reequilibra a parte psíquica.
Manganésio - Necessário à síntese da hemoglobina, com acção muito importante em anemias. Promove uma melhoria ao nível da memória.
Molibdénio - Faz parte da estrutura das metaloenzimas flavoproteínicas, exercendo acção sobre a hematopoiese, com acção muito importante nas anemias.