Sabia que uma alimentação desequilibrada afecta também a saúde dos seus olhos?
Além da famosa cenoura, rica em carotenoides que lhe conferem o reconhecido estatuto de alimento que “faz os olhos bonitos”, conheça outros cinco alimentos que deve privilegiar para ter uma visão saudável.
Pimento vermelho. São o legume que fornece mais vitamina C por quilocaloria e vários estudos associam o seu consumo à protecção da integridade dos vasos sanguíneos oculares, prevenindo inclusivamente o aparecimento de cataratas. Além disso, são também fonte dos antioxidantes vitamina A e vitamina E. Deve preferir o seu consumo em cru, uma vez que o calor destrói parte das vitaminas.
Sementes de girassol. Um punhado destas sementes fornece quase metade da dose diária recomendada de vitamina E, cuja carência está associada à deterioração da visão relacionada com a idade, a que se dá o nome de Degeneração Macular Relacionada com a Idade (DMRI).
Nozes. Tal como as sementes de girassol, tem elevado teor de vitamina E, e ainda de selénio, um poderoso oligoelemento antioxidante que protege as células contra os danos oxidativos dos radicais livres, protegendo também a visão.
Vegetais de folha verde-escura. Couves, espinafres, agrião, salsa, coentros, por exemplo, são óptimas fontes de vitaminas C, A e E, e ainda dos carotenoides luteína e zeaxantina. No corpo humano, a luteína e a zeaxantina são encontrados em elevadas concentrações no olho, nomeadamente na lente, retina e mácula (principal área da visão), motivo pelo qual são considerados vitais para uma visão saudável.
Leguminosas. Fonte de nutrientes importantes para um corpo saudável, favorecem também a saúde ocular na medida em que são fonte de zinco e cobre, dois nutrientes associados também a uma visão saudável.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |