Aqui vai poder encontrar as propriedades de diferentes alimentos. Desde anti-Inflamatórios, diuréticos, demolidores de gordura ou antioxidantes são muitas as vantagens no consumo destes alimentos.
O inhame é um tubérculo muito rico nutricionalmente. Sendo um tubérculo é rico hidratos de carbono, sendo uma boa fonte de energia saudável, uma vez que o mesmo não provoca uma subida rápida de açúcar no sangue, mas sim, de forma prolongada.
Coração. A toranja pode ajudar a reduzir pelo menos dois riscos de doença cardiovascular: a hipertensão arterial e o colesterol elevado.
Os rebentos de feijão são nutricionalmente diferentes do feijão, e têm propriedades altamente benéficas para a saúde.
A couve-flor é um legume crucífero muito versátil, com um sabor e texturas fáceis de apreciar e que a tornam um camaleão na cozinha, pois pode fazer parte de inúmeros pratos.
O tomate é um vegetal com enorme interesse nutricional, desde logo porque é rico numa substância chamada licopeno que é responsável pela sua cor vermelha intensa.
Além da água, o chá e o café são as duas bebidas mais apreciadas em todo o mundo.
A curcuma, também conhecida como açafrão-da-índia, tumérico ou açafrão-da-terra, é uma especiaria que se elevou à categoria de super-alimento, considerando os potenciais benefícios na saúde.
Os citrinos são um grupo de frutas que incluem a laranja, o limão, a lima, a toranja, a tangerina, a tangera ou a clementina. São sobretudo conhecidos por ser uma boa fonte de vitamina C (ácido ascórbico), no entanto, os seus benefícios são bem mais vastos.
A geleia de agave, também conhecida como néctar de agave, é mais um dos produtos “da moda” dos últimos tempos, sendo uma popularizada alternativa aos adoçantes tradicionais .
Apesar de não haver evidencias que atestem que grandes quantidades de vinagre ajudam a perder peso, o vinagre de cidra tem sido associado ao auxílio no emagrecimento, sendo que o consumo de quantidades moderadas diluídas em agua (10-20ml) parecem ajudar a perder peso ligeiramente mais rápido, com redução da gordura visceral.
Apesar de ser um fruto composto essencialmente por gordura, não se deixe enganar, pois é mesmo uma mais-valia na sua dieta. Conheça alguns dos benefícios do abacate.
As sementes são a tendência do momento e há, na verdade, boas razões para que sejam parte de uma alimentação saudável.
A maca (Lepidium peruvianum), também conhecida pelos nomes populares maca-peruana ou maca dos Andes, ginseng peruano, maca-pó, maca-ginseng ou planta-maca, é uma planta medicinal de propriedades únicas...
A graviola (Annona muricata) é uma fruta originária da América do Sul, também conhecida como jaca, coração negro ou araticum, que apesar de ser parecida (e vulgarmente confundida) com a fruta Anona, cultivada também nos Açores...
O mundo das sementes é imenso e a procura por estes alimentos, com vista adopção de um estilo de vida saudável e prevenção de inúmeras doenças, é cada vez maior.
O café é a bebida preparada mais consumida no mundo, e os portugueses são grandes apreciadores.
A água de coco é um alimento cada vez mais solicitado por consumidores em todo o mundo, apesar de ser já há séculos apreciada no Brasil e outros países tropicais.
As especiarias são uma excelente forma de dar cor, sabor e variedade aos seus pratos, sem a adição de calorias, açúcar, gordura ou sal. Além disso, são ricas em compostos antioxidantes com enormes vantagens na saúde humana.
O limão é um fruto há muito conhecido e reconhecido, em Portugal e no mundo. Além do interesse nutricional, que o torna um ícone de qualquer regime alimentar saudável, tem sido um dos alimentos preferenciais da ciência, que tem estudado intensivamente os seus constituintes....
A invulgar batata azul tem sido alvo de recentes estudos científicos, nomeadamente pelo seu potencial na prevenção de doenças cancerígenas. Sem espanto, o seu nome deriva da sua distinta cor azul-arroxeada intensa.
A batata doce é originária dos Andes. Por 100g, contém 119 kcal, 1g de proteína, 0g de gordura, 28,3g de hidratos de carbono, 2,7g de fibra alimentar. É rica em vitamina A, vitamina E ,vitamina C, caroteno, potássio, cálcio e fósforo.
A Ameixa é fortemente rica em fibra e é composta por nutrientes como o sódio, potássio, vitamina K e, ainda, minerais como ferro e magnésio. É graças à forte constituição em fibra que a ameixa tem propriedades laxativas e é, por isso, recomendada contra a prisão de ventre obstinada.
Da família do mirtilo, o arando vermelho com apenas 55 calorias, é uma baga que cresce em arbustos pequenos.
Legume da família das liláceas, a cebola é muito nutritiva e rica em vitamina A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico), cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e silício.
O espinafre, hortaliça muito antiga pertencente à mesma família da beterraba e da acelga, chegou à Europa pela mão dos Árabes. Existem três tipos de espinafres, um de folhas lisas, outro de folhas crespas, e, por fim, um de folhas semi-crespas.
A laranja é uma excelente fonte de potássio, mineral importante para a saúde do nosso coração, e é muito conhecida por ser uma forte fonte de vitamina C. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C necessária ao nosso organismo.
Composto por frutose, glicose e água, o mel contém pequenas quantidades de enzimas, minerais, vitaminas e aminoácidos incluindo niacina, riboflavina, ácido pantoténico, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganésio, fósforo, potássio e zinco.
A noz é o fruto seco mais rico em gorduras ómega-3: uma dose de 30 g contém 2,6 g de ácido gordo ómega-3, fornecendo 200% da dose diária recomendada.
A alface, originária da India, contém ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), vitamina C e vitamina K. É rica, ainda, em fibras, betacaroteno, pectina, lactucina, ferro, cálcio, potássio, magnésio e sódio.
Rica em betacarotenos, vitaminas A, complexo B, K, niacina e C, magnésio, cálcio, fósforo, ferro e potássio e fibra, saponinas, compostos fenólicos, flavonóides, glicoalcalóides e antocininas, são vários os benefícios no seu consumo regular.
Pensa-se que o mais antigo cultivo das bananas teve origem na Malásia há mais de 7000 anos. As bananas viajaram para a Índia e foram descobertas por Alexandre, O Grande, em 327 a.C.
Ao contrário do seu tamanho, as propriedades da cereja são de grande peso para o nosso organismo. Este fruto rico em potássio, minerais, açucares, vitamina A, B, e C, ajuda a eliminar as toxinas e líquidos do organismo.
O figo, é conhecido como parte da família dos frutos, mas ele é na verdade uma flor invertida, em que as suas sementes são a própria fruta.
O kiwi é uma óptima fonte de vitamina C, E, B6, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas.
A salsa é maioritariamente usada na nossa alimentação como condimento, e conhecemos duas qualidades desta planta: uma de folha frisada ( P. crispum) com cheiro menos activo; a outra, de folha mais lisa italiana (P. neapolitanum) mais activa.
O alho é um membro da família dos lírios, parente da cebola, do alho francês e da chalota. De nome cientifico Allium sativum, este legume conhecido pelo seu odor e sabor característico, era já relatado pelas antigas civilizações egípcias, romana ou chinesa como um escudo contra muitos tipos de doenças e, também, contra o mau-olhado.
Rico em gorduras saudáveis e vitamina E, o azeite é um alimento soberbo que pode fazer muito pela sua saúde.
Os frutos secos apesar da sua elevada percentagem em gordura (cerca de 80%), são considerados ricos em nutrientes, o que faz destes frutos, alimentos saudáveis.
A soja é uma leguminosa completa, rica em proteínas, hidratos de carbono, minerais, fibras, vitaminas do grupo B, D, E, K. Originária da Ásia, é um dos legumes mais ricos em proteínas sem gordura animal, substituindo a carne e o peixe na alimentação de uma elevada percentagem da população mundial.
A uva é rica em vitamina C, potássio e uma pequena quantidade de fibra. As sementes deste fruto são uma fonte incalculável de antioxidantes.
Existe a ideia pré-concebida de que o chocolate é um daqueles alimentos a riscar por completo de uma alimentação saudável. Mas, e se não for bem assim?