É através do aparelho digestivo que o organismo obtém os nutrientes e energia necessários ao seu funcionamento. Este facto faz dele um dos sistemas mais importantes do corpo humano. Sabia que a alimentação influencia directamente quer a saúde, quer o funcionamento deste sistema de órgãos?
A colite ulcerosa é uma doença inflamatória do intestino que afecta o intestino grosso (ou cólon) e que se estima afectar cerca de 15000 pessoas em Portugal.
Quando o conteúdo do estômago (ácido) retorna para o esófago (tubo que liga a garganta ao estômago), tem o chamado refluxo ácido, vulgarmente conhecido como azia.
O feno-grego é uma espécie de trigo (Trigonella foenum-graecum), que pode ser reconhecido por outros nomes como alfarva ou alforva. .
Ter uma boa digestão é fundamental para o correcto funcionamento do organismo e para o bem-estar diário, humor incluído.
A doença do fígado do gordo, denominada esteatose hepática, é mais comum do que imagina. Estima-se que 1 em cada 4 pessoas sofra de fígado gordo, porém, a maioria de pessoas não sabe que sofre desta patologia.
O síndrome do cólon irritável (SCI), também conhecido vulgarmente como colite nervosa, é um problema de causa desconhecida que se estima afectar 15% dos portugueses.
Quem não cresceu a ouvir os mais variados mitos sobre a digestão e a forma como é influenciada pelas combinações de alimentos? Conheça alguns dos mitos mais comuns sobre a digestão e o que temos a dizer sobre eles.
A função hepática, isto é, do fígado, é responsável por inúmeros processos orgânicos fundamentais, da digestão de nutrientes à metabolização dos mesmos e de outros compostos, até ao armazenamento e produção de substancias como vitaminas, ferro.
Sente-se frequentemente inchado(a), sobretudo ao nível abdominal (barriga), mesmo quando não come muito?
Trata-se de alimentos que contem microrganismos vivos, bactérias ou leveduras, que são benéficas ao organismo humano.
O boldo é uma árvore originária da América do Sul cujas folhas são tradicionalmente utilizadas em fitoterapia, também referido como boldo-do-chile (Peumus boldus).
O amieiro, Alnus glutinosa, também conhecido vulgarmente por bétula alnus, aliso, alno ou humero, é uma árvore pertencente à família das Betulaceae. Não deve confundir, no entanto, com o amieiro-negro, um arbusto medicinal de outra família botânica, com propriedades distintas.
O funcho (Foeniculum vulgare) é uma planta mediterrânica também conhecida como erva-doce (sementes de funcho), existente em Portugal no estado silvestre e, cada vez mais, na forma de cultura intensiva como planta aromática e medicinal.
O Cardo Mariano (Silybum marianum) é uma planta medicinal cujo seu uso remonta ao século I. Há mais de 2000 anos que existem registos do uso e das propriedades desta planta na medicina.
O fígado e a vesícula desempenham funções importantíssimas na digestão de alimentos.
O fígado tem ainda um papel fundamental no metabolismo de todo o tipo de substâncias e excreção de toxinas.
A inflamação de algumas partes do tubo digestivo é um problema prevalente na população portuguesa, sendo as mais comuns a inflamação do esófago, ou esofagite, a inflamação do estômago, ou gastrite, e a inflamação do cólon, ou colite.
O correto funcionamento do estômago é indispensável para o sucesso do processo digestivo. O pH ácido do intestino é necessário à produção de substâncias necessárias à digestão e absorção de todos os macro e micronutrientes, principalmente no que concerne às proteínas e vitamina B12, importantes para a saúde muscular e sanguínea.
O fígado e a vesícula biliar, responsável pela produção de bílis, desempenham algumas das funções mais importantes para a nossa saúde. Um mau funcionamento destes órgãos compromete...
O fígado é um órgão vital que é constantemente agredido. É responsável por inúmeros processos metabólicos, entre os quais a “limpeza do organismo”.
O Borututu é um produto natural obtido a partir de uma planta africana com o mesmo nome que tem propriedades preventivas e curativas.