Aeróbio.
Diz-se de um processo químico de produção de energia que ocorre na presença de oxigénio, por oposição ao processo anaeróbio.
Ágar-ágar.
Também denominado ágar ou agarose, é um polissacarídeo natural gelatinoso extraído de algas vermelhas, com interesse nutricional como fibra dietética, pois não é digerido pelo organismo humano.
ALA.
Ácido alfa-linolénico, é um ácido gordo essencial do tipo ómega-3, fornecido pela dieta através do consumo de sementes, oleaginosas e seus óleos e associado à protecção cardiovascular.
Albumina.
Nome genérico de uma classe de proteínas de elevado valor biológico, presentes no soro sanguíneo, leite, ovos, músculos, bem como em certos vegetais . No sangue, é a principal proteína, sendo produzida no fígado.
Alcalino.
Que tem as propriedades básicas ou alcalinas, nomeadamente um pH superior a 7.
Alergia.
Hipersensibilidade adquirida pelo organismo relativamente a uma substância estranha (alergénio), seja polen, poeira, nutriente, medicamento ou microorganismo. Caracteriza-se por uma reacção imediata após a exposição ao alergénio, com sintomas de edema, eczema, urticária, febre, asma ou, mais grave, choque anafilático.
Alicina.
Substância natural existente no alho, que lhe dá o seu aroma característico, e que é o principal responsável pelas suas propriedades medicinais, nomeadamente as acções anti-inflamatória e anti-microbiana.
Anaeróbio.
Diz-se de um processo químico de produção de enrgia que ocorre na ausência de oxigénio, por oposição ao aeróbio.
Anti-histamínico.
Fármaco antagonista (que se opõe a) da histamina, substância libertada pelo organismo nos casos de alergia, entre outras acções. É, normalmente, recomendado para o tratamento de alergias.
Anticorpo.
Proteína (glicoproteína) produzida por um tipo de glóbulos brancos (linfócitos B) em resposta à presença de uma susbstância estranha ao organismo (antigénio), fazendo parte de uma mecanismo de resposta imunitária (defesa) específico.
Antioxidantes.
Substâncias (vitaminas, minerais, enzimas, pigmentos ou outros compostos) capaz de inibir a oxidação de outras substâncias, prevenindo a sua danificação. São provenientes, sobretudo, da dieta, maioritariamente dos alimentos de origem vegetal, e protegem as células do organismo contra os danos oxidativos dos radicais livres.