Dieta. Esta é, provavelmente, a razão mais óbvia para a oscilação de peso ao longo do dia. O balanço energético entre o que como e o que gasta determina o peso ao longo do dia, de tal forma que, se consumir mais do que gasta, pode observar um aumento imediato. Por exemplo, para perder 0,5 a 1,0 quilos, terá de consumir menos 500 calorias do que gasta, diariamente, por uma semana.
Como se pesa. Para ter uma boa referência do seu peso deve pesar-se sempre nas mesmas condições. A leitura é alterada pela sua roupa, calçado, chão onde está a balança (deve ser uma superfície dura), colocação dos pés, de bexiga cheia ou vazia, por exemplo. É, pois, essencial que se pese sempre nas mesmas condições.
Balança. Todos já tivemos a experiencia de vir do médico com um peso, chegarmos a casa e ver que a nossa balança tem uma grande diferença. É natural que as balança difiram, sendo que as digitais são por norma mais precisas. Independentemente da balança que usa, certifique-se que se compara sempre com a mesma e que está a zeros antes de subir para a pesagem.
Hora a que se pesa. O ideal é pesar-se sempre à mesma hora, nas mesmas condições. O mais aconselhado é que o faça pela manhã, em jejum, sem roupa e depois de ir à casa de banho. Tenha atenção que, se se pesar de manhã depois de uma ‘noitada’ de comida, bebida e/ou pouco descanso, o peso matinal pode estar alterado sem razão aparente; neste caso, não entre em stresse e compare de novo com o dia seguinte.
Exercício. Algumas pessoas podem perder 6 a 10% do seu peso após um treino intenso (perda de água através do suor), pelo que a perda que abserva após o treino pode não ser real. Eventualmente recuperará o peso com a hidratação adequada.
Gripe. Se estiver doente, com gripe, por exemplo, pode experienciar alterações de peso nesta fase. Isto pode ser resultado de perda de apetite ou até retenção de liquidos em consequência da medicação.
Água. A água que ingere vai, no imediato, reflectir-se no seu peso, a não ser que fosse fazer exercício em seguida e a perde-se por transpiração. Por isso, é normal que, se beber meio litro de água, pese mais meio quilo logo em seguida. Não se preocupe, pois não engordou; na verdade, a ingestao de água ajuda à eliminação de líquidos e toxinas ao longo do dia e, portanto, ao emagrecimento saudável. Por outro lado, se beber pouca água pode pesar menos por desidratação, o que não é de todo saudável.
Sal. O sódio existente no sal é um inimigo da retençao de líquidos e da tensão arterial. É natural ter uma oscilação de peso após uma refeição salgada, pois mesmo tendo comido poucas calorias, o corpo vai ser obrigado a reter água e eliminar menos através da urina.
Intestino. O trânsito intestinal condiciona também o seu peso. O mais comum é que vá à casa de banho uma a duas vezes no dia, pelo que se for obstipado ou se o intestino não funcionar diariamente pode observar oscilações de peso devido ao chamado peso fecal. Por outro lado, se estiver com diarreia, pode observar uma perda de peso repentina por desidratação ou mal-absorção de nutrientes.
Sono. Domir pouco está associado a aumento do peso. Desde logo, o corpo não recupera devidamente e tende a reter mais líquidos, além do facto de que, quem dorme menos, tem mais têdencia de sentir fome ao longo do dia.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |