Se pretende emagrecer ou está a passar um processo de emagrecimento, não se esqueça de ver tudo o que precisa de saber nesta página.
Seguem-se algumas dicas para aumentar o seu gasto energético e diminuir a ingestão calórica, por forma a controlar o seu peso.
As palavras “depurar”, “detox” ou “desintoxicar”, aplicadas ao nosso organismo, entraram no nosso vocabulário diário, justificados pela vida agitada e stressante dos dias modernos.
Se acha que ter mais fome depois de uma dieta de emagrecimento é um mito, saiba que tudo aponta, afinal, para que seja verdade.
Além da hidratação, a água (ou bebidas não açucaradas contendo água) pode ser adicionalmente um veículo de substâncias altamente benéficas para a saúde, com actividade antioxidante, anti-inflamatória e, ainda, aceleradora do metabolismo.
Sobre a perda de gordura, diz-se tudo e mais alguma coisa, tanto no que respeita à alimentação como ao exercício físico.
Ser obeso significa ter excesso de massa gorda corporal.
Esta é, provavelmente, a razão mais óbvia para a oscilação de peso ao longo do dia.
O mundo da suplementação alimentar é imenso e a área dos estimulantes do metabolismo não é excepção.
Se é certo que os erros alimentares que comprometem a manutenção de um peso saudável não se podem reduzir a dois, a verdade é que a experiência no campo da nutrição diz-nos que os principais culpados do aumento do peso são, basicamente, dois: mais açúcar, menos vegetais.
Quem não conhece a frase “cliché” de que depois dos 40 se engorda com mais facilidade? Válido para homens e mulheres...
Sabia que existem pessoas viciadas em refrigerantes? Apesar de parecer um vício inocente, beber refrigerantes (em vez de água) é prejudicial ao organismo...
Iogurte grego em vez de natas. Quase todos os pratos que contêm natas ficam igualmente saborosos com iogurte grego, pois a consistência é muito similar
1. Idade. É inevitável que, à medida que envelhece, o metabolismo se torna mais lento, algo que se nota sobretudo a partir dos 30 anos de idade.
Os dias de praia, os piqueniques, as viagens, as saudades dos gelados, os convívios com os amigos, os churrascos em família são tudo ingredientes de um Verão feliz, mas...
O emagrecimento e controlo do peso com probióticos é a mais recente arma no combate ao excesso de peso e obesidade.
Existem algumas formas de compensar ou, pelo menos, minimizar a fuga à rotina alimentar saudável que ocorre usualmente ao fim-de-semana, caracterizada pela ingestão de umas calorias extra.
Sabia que pode estar em risco de doença por ter excesso de gordura visceral (abdominal), mesmo sem ter excesso de peso?
Mesmo quando emagrecemos, a gordura abdominal por vezes persiste. Para reduzir este tipo de gordura, é fundamental “obrigar” corpo a utilizar as reservas de gordura.
Se come em excesso muitas vezes, saiba que os riscos de saúde vão muito além dos quilos a mais, podendo comprometer o funcionamento do seu organismo a vários níveis.
Melhorar (aumentar) o metabolismo e por o corpo a “queimar” mais calorias é o maior desejo de qualquer pessoa que procura manter um peso saudável, mas a manutenção de um metabolismo mais acelerado depende de várias condicionantes.
Perder peso de forma saudável requer alterações de estilo de vida, sobretudo em relação ao que come e ao exercício que (não) faz.
O mundo da suplementação alimentar é imenso e a área dos estimulantes do metabolismo não é excepção.
No que toca a aumentar o metabolismo energético e, consequentemente, o aumento da utilização de gordura para a produção de energia, a regra alimentar parece ser “dois são melhores que um”. Conheça algumas combinações de alimentos que são favoráveis à manutenção do peso saudável.
A resposta a esta questão tão discutida é... sim, mas...
Quem já fez uma ou mais dietas de emagrecimento sabe que, mesmo quando se atinge o objectivo rapidamente, o mais difícil está por vir: a derradeira etapa, o verdadeiro desafio...
Limão. Alem de boa fonte de vitamina C e antioxidantes, o limão é um fruto de excelência no emagrecimento.
Cominhos. Pode ser consumido em infusão ou adicionado aos seus cozinhados, e parece auxiliar na perda de gordura por favorecer o metabolismo energético.
A combinação dos alimentos naturais gengibre e limão está “na moda” do emagrecimento e da alimentação saudável e parece cada vez mais assumir-se como uma efectiva mais valia no combate aos quilos a mais, à gordura localizada e à celulite.
Gases, barriga inchada e sensação de “balão” ao fim do dia? Algumas mudanças na dieta podem ajudar a melhorar e mesmo acabar com a sensação de barriga inchada.
A passadeira, ou esteira, é um dos aparelhos clássicos do exercício cardiovascular, vulgo “cardio”. Correr ou caminhar na passadeira envolve vários grupos musculares, motivo pelo qual, comparativamente com outros exercícios “cardio”, é dos mais completos e eficazes, no que concerne o gasto de calorias e a oxidação de gordura corporal.
Se está a ingerir mais calorias do que necessita ou se está sedentário há meses, o aumento de peso e de volume localizado não será uma surpresa. Mas acontece que muitas pessoas têm cuidados alimentares e praticam exercício físico regularmente e, ainda assim, estão a aumentar de peso sem saber porquê.
O colagénio é a proteína mais abundante no nosso corpo (cerca de 65% do total de proteína), sendo responsável pela composição do tecido conjuntivo de quase todas as estruturas orgânicas, como a pele, músculos, cabelo, articulações, cartilagens, tendões, ossos, células sanguíneas, vasos sanguíneos, coração e outros órgãos.
A piperina é uma composto orgânico natural das pimentas e tem sido popularizado na medicina pelos seus inúmeros benefícios na saúde humana, com destaque para o seu potencial no tratamento do excesso de peso e obesidade.
O quitosano, ou quitosana, é um polissacarídeo não digerido pelo organismo humano, e que provém da quitina existente na casca (exoesqueleto) dos crustáceos, como o camarão, por exemplo.
Quer seja homem ou mulher, com o avançar da idade aumenta a tendência para acumular massa gorda. As mulheres somam a isso o pesadelo da menopausa!
Quando o assunto é perda de peso, dois dos suplementos mais conhecidos e utilizados para esse efeito são o CLA e a L-Carnitina...
CLA é o nome dado ao Ácido Linoleico Conjugado, que consiste numa família específica do Ácido Linoleico, mais conhecido por Ómega 6, um ácido gordo polinsaturado que não é sintetizado pelo organismo.
O crómio é micronutriente essencial que exerce ação, principalmente, no metabolismo dos açúcares.
Atualmente os suplementos que contêm crómio são utilizados como coadjuvante no tratamento da diabetes e na perda de peso.
Já deve ter ouvido falar dos blockers? Dão uma mãozinha para quem quer perder peso. São suplementos alimentares que “bloqueiam” a gordura evitando a sua absorção.
O triptofano é o percursor da serotonina. A serotonina é um dos principais neurotransmissores envolvidos na sensação de bem estar. As funções deste neurotransmissor não ficam por aqui. Está também envolvido na regulação do sono, do humor e do apetite.
Após os 9 meses de gravidez nem tudo são boas recordações nem bons momentos... Recuperar o peso pode ser um verdadeiro pesadelo.
A dificuldade em conseguir levar até ao fim dietas de emagrecimento reside, quase sempre, na falta de motivação. Quando a motivação existe, a garantia de ser bem sucedido é uma realidade.
Para perder peso, há que apostar em determinados grupos de alimentos e limitar o consumo de outros grupos, e não apenas ter em conta as calorias ingeridas.
Apesar de muitas pessoas acharem que não se deve comer à noite, o consumo de uma ceia saudável promove a perda de peso, principalmente, por três motivos...
O nome é estranho, mas já há várias pessoas a pôr em prática esta Dieta, mesmo sem saber, principalmente pela crise que se vive em Portugal nos dias de hoje.
A retenção de líquidos ocorre quando o corpo não consegue eliminar eficazmente o excesso de água existente no organismo. Este fenómeno pode ocorrer por variados motivos, sendo as mais comuns o consumo excessivo de sal, a síndrome pré-mentrual ou a toma de alguns tipos de medicação.
Rica em betacarotenos, vitaminas A, complexo B, K, niacina e C, magnésio, cálcio, fósforo, ferro e potássio e fibra, saponinas, compostos fenólicos, flavonóides, glicoalcalóides e antocininas, são vários os benefícios no seu consumo regular.
O Ácido Hidroxicítrico é o princípio ativo mais importante deste arbusto, que tem efeito no processo de emagrecimento devido a duas ações: regulação do peso e diminuição do apetite por doces.
O guaraná, originário do Brasil, estimula a perda de peso, o aumento da resistência e a atividade, devido ao seu forte poder excitatório.
Muito utilizada como auxiliar no processo de emagrecimento, a laranja amarga apresenta várias características que parecem ajudar a adquirir uma silhueta definida.
O chá verde é um conhecido alimento funcional, cujo consumo tem inúmeros benefícios, aliados a vários compostos ativos.
Apesar de pouco conhecido, o café verde provém do normal grão de café, antes do mesmo ser exposto ao processo de torrefação. Depois deste processo, a cafeína mantém a concentração, mas parte da concentração do ácido clorogénico perde-se.
A cetona de framboesa, referida pelo Dr. OZ como sendo “o milagre do emagrecimento embalado”, é um dos produtos mais falados dos últimos tempos.
A Dieta Fácil é recomendada para qualquer altura, mas é, sobretudo, indicada para eliminar excessos alimentares, depois de épocas festivas e nos períodos que antecedem ou que se sucedem às férias. Esta é a dieta que deve seguir para desintoxicar o organismo e perder peso em apenas sete dias.
Há alturas em que, por qualquer motivo, precisamos de emagrecer. Saiba que deve perder peso de forma lenta e gradual, pois, quanto mais devagar emagrecer, mais fácil será manter o peso. Cumprindo esta dieta, conseguirá perder até três quilos, de forma saudável e controlada, sem passar fome.
Siga estas 10 dicas para exterminar a celulite por completo!
Por mais que procure a “receita mágica” para ter o corpo dos seus sonhos, a realidade é que não existe uma fórmula milagrosa para perder gordura abdominal sem sacrifício ou esforço.
Emagrecer pode ser mais fácil, se conhecer alguns dos seus segredos.
Saiba como queimar gordura localizada em 5 passos.
Conforme há alguns alimentos que ajudam a perder barriga, há outros que fazem com que o seu volume aumente. Saiba que alimentos são estes, cujo consumo deve ter em atenção, se deseja ter um ventre liso!
Está motivada? Então, não guarde para amanhã, nem para segunda-feira: comece a cumprir estas regras já!!
Pode parecer tudo o mesmo, mas a verdade é que um produto light é diferente de um produto diet. Conhece as diferenças?
Devemos evitar períodos superiores a três horas e meia sem comer. Desta forma, torna-se imperativo ir fazendo vários lanches ao longo do dia, principalmente para quem tenha maior apetite e mais tendência para petiscar.
As típicas dietas de preparação para o Verão, que se caracterizam por restrições específicas, e, na maioria das vezes, pouco saudáveis, têm a particularidade de originar o efeito “iôiô”, dificultando a manutenção do peso de forma duradoura.
Quer fazer sopa sem batata, mas não sabe o que utilizar em sua substituição?
O efeito da L-Carnitina surge ligado ao aumento da combustão de gordura, como forma de obter energia. Ao intervir no metabolismo das gorduras, promove o gasto do tecido adiposo acumulado.
Para quem faz dieta, seja ela seguida por um profissional de nutrição, por um livro ou de outras formas, é cada vez mais comum a introdução de um “dia da asneira” com uma determinada periodicidade.
Andou meses a preparar-se para o Verão, mas vê os números da balança aumentar depois das férias? Então, este artigo é para si!
“Tenho um metabolismo lento, por isso é que tenho peso a mais”, “O meu metabolismo não me permite perder peso facilmente”, “Posso comer tudo, que não engordo. É o meu metabolismo!” De certeza que todos já ouvimos expressões destas, ou outras semelhantes. Mas, afinal, o que é o metabolismo? De que forma é que é importante na gestão do peso?
Muitas pessoas têm a ideia de que, para emagrecer, devem excluir-se todas as gorduras da alimentação. No entanto, esta ideia é falsa. Por essa razão, convém desmistificar que o consumo de gorduras não deve ser totalmente erradicado, mas sim filtrado, consoante o seu tipo.
Alimentos termogénicos são alimentos que requerem um gasto energético considerável por parte do organismo de forma a serem digeridos. Desta forma, o organismo queima mais calorias que aquelas são ingeridas, aumentando o metabolismo.
“Há diferença?”. Sim, há, e pode fazer a diferença entre o sucesso ou o insucesso da manutenção futura do peso atingido!
Os hidratos de carbono, ou glícidos, são um dos nutrientes que mais consumimos na nossa alimentação, à semelhança da proteína e da gordura, sendo essa a razão pela qual estes três nutrientes são referidos como sendo “macronutrientes”. No entanto, ao falarmos em regimes de perda de peso, falamos, quase automaticamente, na restrição de hidratos de carbono. Porquê?
Todos já ouvimos dizer que se deve fazer várias refeições ao longo do dia, evitando grandes períodos de jejum. No entanto, parece-nos que “Se não comer, emagreço”. Então, em que é que ficamos?
A maioria dos casos de compulsão por doces estão relacionados a deficiências de minerais e vitaminas, ingestão inadequada de alguns alimentos, longos períodos sem comer, entre outros motivos.
Vários estudos têm mostrado que, comparando pessoas que dormem 7 a 8 horas por noite com pessoas que dormem menos horas, há um aumento de peso no grupo de pessoas que dorme menos.
Chega a segunda-feira com mais peso do que tinha na sexta-feira? Fique alerta! Apesar da maior parte do peso ganho no fim-de-semana se dever à retenção de líquidos, o aumento do peso num tão curto espaço de tempo pode ser sinal de que o processo de emagrecimento levado a cabo durante a semana não está a ser feito da forma mais correcta.
Nos dias que correm, encontrar suplementos para emagrecer é fácil. Difícil é saber em qual deles apostar. A melhor escolha varia consoante o objectivo a alcançar, qual ou quais as causas associadas ao peso que tem, etc.
Os açúcares e as gorduras saturadas e trans são, em geral, vistos como inimigos para quem quer emagrecer.
Se acha que o pão é para esquecer num processo de emagrecimento, desengane-se. Sendo uma fonte rica em hidratos de carbono, o seu consumo tem imensas vantagens em relação a alimentos semelhantes.
Ao passar por uma pastelaria, é comum sentirmo-nos tentados pelo que vemos na montra, e há, muitas das vezes, a vontade de trocar o lanche saudável que sabemos que devemos fazer por um bolo que nos enche os olhos.
Se quer emagrecer, há 10 alimentos que tem de ter como aliados