A capacidade dos alimentos em elevar o açúcar no sangue é designada de índice glicémico e, mesmo quem não sofre de diabetes, deve ter atenção ao açúcar no sangue e previlegiar o consumo de alimentos com baixo índice glicémico.
A dieta certa para quem sobre de diabetes deve cumprir três objectivos principais: auxiliar no controlo dos níveis de açúcar no sangue (glicémia), promover um peso saudável e promover a vitalidade e bem-estar geral.
Os edulcorantes são substâncias, químicas ou naturais, muito utilizadas hoje em dia como substitutos do tradicional açúcar de mesa (sacarose), podendo ser adicionados directamente aos alimentos e bebidas ou consumidos nos produtos dietéticos que os contêm na sua formulação.
A diabetes é uma das doenças mais prevalentes em Portugal. De uma forma muito simplificada, trata-se de uma síndrome metabólica, de causa multifactorial, em que há deficiência na produção ou na qualidade do funcionamento da insulina, uma hormona fundamental para que a glicose (açúcar) passe dos vasos sanguíneos para as células.
O crómio é micronutriente essencial que exerce ação, principalmente, no metabolismo dos açúcares.
Atualmente os suplementos que contêm crómio são utilizados como coadjuvante no tratamento da diabetes e na perda de peso.