Conhecidos pelo seu papel no combate aos radicais livres, o tema “antioxidantes” tem sido alvo de estudos e de muitos artigos um pouco por toda a parte. Fique a saber um pouco mais sobre estes compostos importantes para a manutenção da saúde.
A alimentação saudável é parte fundamental da prevenção de doenças cancerígenas e existem mesmo alguns tipos de cancro associados ao consumo de determinados alimentos.
Da família do mirtilo, o arando vermelho com apenas 55 calorias, é uma baga que cresce em arbustos pequenos.
É um polifenol, existente na casca de uvas vermelhas, amendoins e groselha vermelha. Também pode ser encontrado em cápsulas cujo extrato é retirado de uma planta de origem asiática, Polygonum cuspidatum, de vinho tinto ou dos bagos de uva.
Radicais livres são átomos ou moléculas com eletrões desemparelhados, ou seja, instáveis.
Já conhece este superalimento, utilizado por anciães chineses e tibetanos como elixir da juventude? Utilizadas com muita frequência pelas medicinas alternativas, as bagas de Goji ganham cada vez mais adeptos. Provenientes do arbusto Lycium barbarum, são essencialmente conhecidas pela sua acção antioxidante.
O selénio é um dos micronutrientes com maior poder antioxidante, actuando juntamente com a vitamina E, protegendo o organismo dos danos provocados pelos radicais livres.
Provavelmente já terá ouvido falar nos antioxidantes, cujo consumo é declarado por tanta gente como tendo efeitos inequivocamente benéficos para a saúde do ser humano.Sabe porquê?
Composto por frutose, glucose e água, o mel contém pequenas quantidades de enzimas, minerais, vitaminas e aminoácidos incluindo niacina, riboflavina, ácido pantoténico, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganésio, fósforo, potássio e zinco.
A Uva é rica em vitamina C, potássio e uma pequena quantidade de fibra. As sementes deste fruto são uma fonte incalculável de antioxidantes.
O Pycnogenol® um extrato químico natural patenteado de origem francesa, composto de Complexos Oligoméricos de Proantocianidinas – OPC's e outros bioflavonóides activos, extraídos da casca de uma árvore conhecida como Pinus pinaster (nome latino) ou pinheiro marítimo francês.