Com uma fórmula composta por Zinco, Magnésio e Vitamina B6, ZMA é essencial na protecção contra lesões e cãibras, e promove o correcto processo de recuperação, aumentando a força e a resistência.
Com a prática recorrente de exercício físico, é comum a depleção de reservas de zinco, magnésio e vitamina B6. A diminuição da concentração corporal destes micronutrientes é responsável pelo aparecimento de fadiga e cansaço, bem como pela diminuição da produção de testosterona, importante para a força e a resistência.
ZINCO Para além do papel fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, é essencial para o funcionamento de enzimas que sintetizam o DNA, é fundamental na maturação sexual, e mostra-se indispensável para o bom funcionamento da função cerebral e da circulação. A regulação dos níveis de testosterona no organismo é feita por este mineral, bem como o processo de reparação das fibras musculares danificadas. O seu papel antioxidante ganha relevância nos praticantes de exercício físico, uma vez que a activdade física leva à produção de radicais livres.
MAGNÉSIO A importância do magnésio relaciona-se com a função muscular, sendo essencial, não só, no seu funcionamento, potenciando o relaxamento muscular, como também no seu crescimento e reparação. O magnésio facilita o transporte de oxigénio para as células musculares, promovendo a força, resistência e recuperação muscular. De salientar que a deficiência em magnésio durante a após o exercício se associa ao aparecimento de cãibras e espasmos, ao aumento da resposta inflamatória, com produção exacerbada de radicais livres, que pode aumentar o risco do aparecimento de lesões musculares graves e o enfraquecimento do sistema imunitário.
VITAMINA B6 Indispensável à normal ocorrência de centenas de processos bioquímicos no organismo, tem efeito na síntese de aminoácidos, necessários ao crescimento e recuperação muscular. Além disso, auxilia o fornecimento de energia, actua na formação de neurotransmissores, participa na manutenção do sistema imunológico e tem efeito osmoregulador, regulando a quantidade de líquidos do organismo, consoante as concentrações de sódio e potássio.