ARROZ VERMELHO:
Apesar de pouco conhecido no nosso país, o arroz vermelho é altamente nutritivo e benéfico para a saúde. Utilizado na China há séculos como medicamento natural, para aumentar a vitalidade e revigorar o sangue.
Obtido a partir da acção da levedura Monascus purpureus cultivada em arroz, contém um conjunto de compostos designados de monacolinas, que têm uma grande eficácia na inibição da síntese do colesterol e na redução dos triglicéridos.
As monocolinas são chamadas de “estatinas naturais”, havendo também as estatinas químicas, utilizadas na síntese de medicamentos para o colesterol.
Assim, o Arroz Vermelho surge como uma alternativa natural, sem os efeitos secundários dos químicos. O arroz vermelho contém diversos componentes: um conjunto de monacolinas (onde a mais importante é a monacolina K ), fitosteróis, isoflavonas, proteínas e minerais. A monacolina k inibe a acção da enzima HMG-CoA redutase. A inibição desta enzima faz diminuir a síntese de colesterol e, assim, diminui o nível sanguíneo de colesterol, em especial, o LDL (o “mau” colesterol), proporcionando uma proteccão cardiovascular eficaz, quer na prevenção primária de enfartes ou AVC, quer na diminuição de recaídas.
Normo-Colesterol fornece 18 mg de Monacolina k por toma diária.
FITOSTERÓIS (beta-sitosterol, campesterol e stigmasterol):
Os esteróis vegetais possuem uma estrutura molecular semelhante à do colesterol. Assim, durante a digestão, os receptores intestinais de colesterol ficam preenchidos com moléculas de fitoesteróis, bloqueando e inibindo,
desta forma, a absorção do “mau” colesterol para a corrente sanguínea.