NOW ® Lecithin contém Lecitina de Soja não proveniente de OGM e 15% de Fosfatidilcolina, que é um dos constituintes principais do nosso cérebro e Sistema Nervoso. A Lecitina é também uma fonte de ácidos gordos essenciais, Colina e Inositol.
A Lecitina é a designação dada a uma mistura de glicolípidos, triglicéridos e fosfolípidos (por exemplo: fosfatidilcolina, fosfatidiletanolamina e fosfatidilinositol). Contudo, em bioquímica, o termo Lecitina é, usualmente, utilizado como sinónimo de fosfatidilcolina pura - fosfolípido que constitui o principal componente da fracção fosfatada que se obtém da gema de ovo (em grego: lekithos -, de onde deriva o nome do composto) ou de grãos de soja, de onde é extraída por meios mecânicos ou químicos, utilizando Hexano.
O interesse cientifico em relação à acção benéfica da Lecitina de Soja, data de estudos publicado em 1958 pelo Dr. Lester Merrison, médico, director de unidade de pesquisa no Country General Hospital de Los Angeles. Foi constatada a sua acção benéfica no tratamento de um certo número de perturbações cerebrais.
A Lecitina de Soja reduz a agregação plaquetária - a plaqueta sanguínea ou trombócito é um fragmento de célula presente no sangue que é formado na medula óssea sendo a sua principal função a formação de coágulos, participando portanto do processo de coagulação sanguínea. Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 400.000 plaquetas por mm³ de sangue. A sua diminuição ou disfunção pode levar a sangramentos, e o seu aumento pode aumentar o risco de trombose - e contribui para a elasticidade celular, ajudando a diminuir a pressão arterial e a prevenir a aterosclerose.
Finalmente, ao fazer parte da cobertura mielínica dos nervos e dos neurónios, estimula a transmissão dos impulsos nervosos, melhora a memória e favorece a rapidez dos processos cognitivos.
Em suma, a Lecitina ajuda a superar o esgotamento físico e mental, característico de situações de stress, trabalho intenso e depressão.