O colagénio presente neste suplemento passou por um processo de hidrólise que o fragmentou em frações de dimensões muito reduzidas, permitindo a sua fácil absorção pelo organismo. A partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação equilibrada, há uma perda anual de cerca de 1%. A partir dos 50 anos, essa perda é bem mais drástica; a produção de colagénio cai para apenas 35%, em média, sendo por isso que se assiste a uma redução da elasticidade e hidratação da pele, o que rapidamente conduz ao aparecimento de rugas, celulite e flacidez. É por isso que muitos nutricionistas e dermatologistas consideram a suplementação com o colagénio hidrolisado importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50.
A sua suplementação pode ser indicada antes dos 30 anos para auxiliar na perda de peso, pois ameniza e adia a fome. Diluído na água ou em sumo, o colagénio em pó preenche o estômago rapidamente e faz com que o processo de esvaziamento do estômago aconteça mais lentamente prolongando a sensação de saciedade. Tal determina um menor consumo de calorias e diminui o risco de flacidez dado que o colagénio ajuda a manter a pele hidratada e melhora a qualidade das fibras de sustentação, contribuindo para impedir a deformação dos tecidos.
O colagénio faz parte da composição de órgãos de sustentação como a pele, os ossos, tendões e cartilagens. A suplementação com colagénio hidrolisado ajuda a aumentar à saúde dos tecidos da pele, a eliminar as rugas, aumentar a tonicidade dos músculos e auxilia nos regimes de emagrecimento, sendo indicado como coadjuvante em dietas de emagrecimento, contribuindo para prevenir a flacidez e o surgimento de estrias, e para correta formação das fibras colagéneas da pele e tecidos adjacentes, sendo benéfico na prevenção de celulite.