A maca (Lepidium peruvianum), também conhecida pelos nomes populares maca-peruana ou maca dos Andes, ginseng peruano, maca-pó, maca-ginseng ou planta-maca, é uma planta medicinal de propriedades únicas, em virtude da sua riqueza natural em vitaminas , fibras, sais minerais, aminoácidos, óleos essenciais, fitoesteróis e outros compostos activos antioxidantes.
A planta é fisicamente semelhante a um nabo, tendo uma raiz e folhas verdes, sendo a raiz da planta parte utilizada para fins terapêuticos, desde a antiguidade, e é vulgarmente utilizada na forma de pó (maca em pó).
Uma das suas principais utilizações é como estimulante energético natural, ajudando a combater a fadiga, melhorar os níveis de concentração e motivação, e melhorar a performance desportiva. Também por este motivo, é um conhecido suplemento estimulante da líbido, actuando como afrodisíaco e, ainda, como auxiliar da fertilidade, pois pensa-se que actua com vantagem na espermatogénese (produção de espermatozóides). O seu poder antioxidante parece também actuar ao nível da prevenção do patologias da próstata, nomeadamente a hiperplasia benigna da próstata.
Na mulher, tem especial vantagem ao nível da saúde reprodutiva, melhorando não só a fertilidade, como também desregulações menstruais, tensão pré-menstrual (TPM) e sintomas adversos característicos da menopausa (afrontamentos, oscilações de peso, ansiedade e falta de energia em geral).
O consumo regular de maca em pó, como suplemento de uma alimentação saudável e equilibrada, é um potencial auxiliar do tratamento da osteoporose, hipertensão arterial e diabetes, ajudando à fixação de cálcio nos ossos, melhoria da circulação sanguínea e regulação dos níveis de açúcar no sangue.
A maca pode ser utilizada de várias formas, sendo muito prática quando utilizada em pó, adicionada a sopas, iogurtes, batidos, sumos ou sobremesas.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |
Maca em pó (Lepidium peruvianum) do Perú 100% natural e Biológico.
Antes
20,89 €