Além da água, o chá e o café são as duas bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Além de ser um pretexto para se juntar com um amigo a “tomar um café”, estas bebidas têm imensos benefícios na saúde.
Os grãos de café crescem em arbustos cultivados em mais de 50 países e são torrados para depois serem fervidos, misturados ou outra forma de preparação, dependendo da cultura, de forma a dar origem à famosa bebida escura: o café.
Já o chá é consumido habitualmente em folha (da planta Camellia sinensis), geralmente em infusão. Pode ser verde, preto, vermelho ou branco, dependendo do grau de fermentação da folha. Por norma, quanto mais tempo sao expostos à fermentação, mais escura fica a folha e mais cafeína possui. Assim, o chá-verde é o que tem menos cafeína, pois as folhas são utilizadas frescas, ao contrário do chá-preto, contendo mais cafeína pelo maior período de tempo a fermentar.
Os radicais livres são um dos destaques no que respeita aos grandes benefícios do café e do chá, na medida em que são neutralizados por substâncias antioxidantes presentes nestas bebidas. Os radicais livres sao químicos produzidos no organismo, consequência natural do metabolismo, mas agravado por comportamentos como fumar e ter uma alimentação desequilibrada, com potencial para causar dano celular responsável por doenças cancerígenas, envelhecimento e baixa imunidade, por exemplo.
Ambos chá e café parecem também estar associados à prevenção e tratamento da diabetes mellitus, ajudando a regular o açúcar sanguíneo e a proteger o pâncreas. O sistema nervoso tambem beneficia da protecção destas bebidas, sendo que o seu consumo está associado a menor risco de doenças como o Parkinson, por exemplo. Ao nível cardiovascular os benefícios são imensos, na medida em que ambas as bebidas podem reduzir efectivamente os factores de risco como a diabetes, hipertensão e colesterol elevado, além de defender as paredes dos vasos sanguíneos contra a oxidação. Consumir 3 a 5 porções de café/chá por dia também está associado a menor risco de desenvolver problemas de fígado, além de proteger contra o desenvolvimento de pedras na vesícula.
Por fim, quem luta contra o peso a mais também tem no café e no chá dois aliados. Além de diuréticos, promovem a estimulação do metabolismo que leva a que mais gordura seja mobilizada para a produção de energia.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |