Quando o conteúdo do estômago (ácido) retorna para o esófago (tubo que liga a garganta ao estômago), tem o chamado refluxo ácido, vulgarmente conhecido como azia. Todos já tivemos essa sensação, porém, se isto for um sintoma frequente, já é considerada doença, chamada de refluxo gastro-esofágico.
Os sintomas de ter azia frequentemente podem incluir sensação de dor/ardor na zona do estômago, tosse, dor de garganta (ao engolir), dor no peito e, por vezes, pode mesmo sentir o sabor ácido do conteúdo do estômago a boca.
O que come tem grande impacto na prevenção e controlo dos sintomas e, consequentemente, da doença. Chocolate, café, cebola, alimentos ácidos ou carnes vermelhas são alimentos que estão frequentemente associados ao agravamento dos sintomas, porém, há outros que ajudam a combater a azia, como por exemplo:
· Peito de frango: são uma fonte de proteina com baixo teor de gordura e, por isso, de fácil digestão. Tenha o cuidado de os confeccionar sem gordura e remover a pele.
· Água: é a melhor bebida para todos, sobretudo os que sofrem de azia. Evite tudo o que sejam bebidas alcoolicas, gaseificadas ou mesmo sumos de fruta.
· Gengibre: é um digestivo reconhecido por acalmar o estomago e a azia. Utilize esta raíz nos alimentos, como especiaria, e em chá.
· Melancia e meloa: são frutos com relativa baixa acidez que não vão despoletar sintomas, ao contrário de frutas mais ácidas como os citrinos, por exemplo.
· Arroz integral: é fonte de hidratos de carbono complexos, de digestão mais lenta, ao contrário do arroz branco.
· Aveia: este cereal, sobretudo se consumido na forma de papa, é muito bem tolerado e ajuda ao controlo da azia. Opte por prepará-lo com leite magro, água ou uma bebida vegetal sem açúcar.
· Cenoura, batata-doce e nabo: sao exemplos de vegetais ricos em hidratos de carbono de digestão lenta que deve consumir. Deve, no entanto, evitar cozinhá-los com cebola, associada à sensação de refluxo após a refeição.
· Azeite: nem todas as gorduras são más para a azia; o azeite é uma gordura mono-insaturada de elevada digestibilidade, pelo que, com moderação e escolhendo uma opção de baixa acidez, é uma forma saudável de temperar e confeccionar as suas refeições.
· Aipo e funcho: além da baixa acidez, têm propriedades que parecem acalmar o estômago, pelo que pode começar a consumi-los com mais frequencia em sopas, saladas ou pratos de forno, por exemplo.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |
![]() |
![]() |
![]() |