A anemia surge quando o sangue não consegue ter o número suficiente de células saudáveis para transportar oxigénio no sangue, dos pulmões até as células: os glóbulos vermelhos.
Os seus sintomas podem incluir a sensação de cansaço extremo, sonolência diária, mesmo após noites normais de sono, ou falta de energia para realizar tarefas que habitualmente faria sem esforço. Pode também sentir variações de humor, falta de concentração ou falhas de memória, dores de cabeça frequentes e/ou palidez.
As causas podem ser várias, contudo, muitas vezes estão relacionadas com carências alimentares, nomeadamente pela baixa ingestão de nutrientes como o ferro, o acido fólico e/ou a vitamina B12.
Ferro
Os alimentos ricos em ferro incluem a carne, peixe, mariscos e ovo (gema), mas também alimentos de origem vegetal, como os cereais integrais, sobretudo a cevada, as oleaginosas, as leguminosas como o feijão, soja, lentilhas e o grão-de-bico, e legumes como a beterraba e todos os de folha verde escura, como a salsa, o agrião e as couves. Além disso, a vitamina C ajuda à absorção do ferro, pelo que deve ter o cuidado de consumir boas fontes desta vitamina junto com os alimentos ricos em ferro, como por exemplo, os citrinos e as outras frutas frescas em geral.
Ácido fólico
É uma vitamina do complexo B, solúvel em água, e de importantes funções orgânicas. Existe em alimentos como os vegetais de folha verde (espinafres, agrião, brócolos, p.e.), frutas (melão e limão p.e.), espargos, tomate, carne ou levedura de cerveja, por exemplo, podendo também ser vantajosamente obtido na forma de suplemento alimentar.
Vitamina B12
A vitamina B12 é encontrada essencialmente nos alimentos de origem animal, pelo que pode ser um risco de carência em indivíduos que consomem poucos(ou nenhuns) alimentos de origem animal. Embora exista nalguns alimentos de origem vegetal, sobretudo nas algas, como a spirulina e a chlorella, a sua biodisponibilidade (absorção e utilização pelo organismo) é discutível, pelo que, se pratica uma dieta essencialmente vegetariana, pode ser prudente realizar análises periódicas que despistem a carência desta vitamina podendo, se necessário, recorrer à sua forma suplementar.
:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI |
Suplemento alimentar indicado para as perturbações digestivas.
Antes
23,25 €Combate a anemia e reforça o sistema imunitário.
Combate a anemia e reforça o sistema imunitário.