Neste espaço dedicado à Saúde e Bem-Estar vai ter a oportunidade de encontrar temas variados sobre como prevenir e cuidar da sua saúde e da sua família, porque uma vida saudável deve ser sempre a nossa prioridade.
Já ouviu falar em ambiente obesogénico? Como o nome faz pensar, significa um meio que incentiva os maus hábitos alimentares e estimula o sedentarismo, agravando os factores de risco de desenvolvimento da obesidade.
1.Devo abandonar o glúten? Não, a não ser que sofra de doença celíaca ou de intolerância ao glúten, condições em que o glúten causa danos graves no intestino.
Já ouviu falar em relógio biológico? Pois, todos temos um e funciona principalmente com a luz diária.
Água. É a melhor escolha, sempre. É essencial ao organismo e ingerir água em quantidade suficiente ao longo do dia previne a desidratação, a obstipação e é fundamental para a boa circulação sanguínea e para a função do sistema urinário.
O ómega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo.
Já ouviu falar no ácido málico? Provavelmente já o viu como ingrediente de alguns suplementos alimentares drenadores ou outros, mas será que sabe para que serve e os seus benefícios?
A forma do seu corpo pode dizer muito sobre a sua saúde e longevidade. Mas, atenção, porque é apenas um factor, considerando que pessoas de todas as formas podem ser saudáveis ou ter risco de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares ou diabetes.
Jantar de aniversário a meio da semana? Reuniões de trabalho pela noite? Até de madrugada a terminar de escrever aquele projecto?
1. Poucas horas de sono. Esta parece ser a principal causa de fadiga e, apesar de obvia, nem todas as pessoas sabem que precisam de dormir 7-8 horas/dia para estarem no pleno das suas funções físicas e psicológicas.
Uma dieta de eliminação é, por definição, uma dieta que visa eliminar o/os alimentos que lhe causam algum transtorno, como por exemplo diarreia, obstipação, flatulência, indigestão, inchaço abdominal, retenção de líquidos, enxaqueca, alergias cutânea ou outros sintomas.
A relação entre enxaqueca e alimentação não é óbvia, porém, suspeita-se que exista uma relação entre o consumo de determinados alimentos e o despoletar das crises.
Se olharmos de forma atenta para o nosso corpo, conseguimos, muitas vezes, perceber quando algo não está bem connosco.
O habito tabágico ou tabagismo é um dos comportamentos mais nefastos para a saúde, estimando-se que seja, mesmo, a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
É do conhecimento geral que a alimentação saudável e o exercício físico são parte de um estilo de vida que protege contra o aparecimento de doenças cardiovasculares, no entanto, existem outras situações que podem prejudicar a sua saúde do seu coração.
Unhas pálidas. Habitualmente, as unhas devem ter a cor rosada normal. Se estiverem mais pálidas do que o habitual, pode ser uma indicação de anemia...
A palavra inflamação provem do latim “em fogo”, mas se no caso da artrite reumatoide pode ter sintomas de vermelhidão, dor, edema e/ou calor nas zonas afectadas...
Dormir o suficiente. No que respeita ao sono, nem muito nem pouco, pois ambas as situações podem despoletar uma enxaqueca.
As necessidades nutricionais do organismo variam com a idade, estado de saúde e género (masculino ou feminino).
A perda de peso sem querer, isto é, sem haverem alterações de estilo de vida (exercício ou dieta) que o justifiquem pode ser um sinal de algum problema de saúde.
Os dias de praia, os piqueniques, as viagens, as saudades dos gelados, os convívios com os amigos, os churrascos em família são tudo ingredientes de um Verão feliz, mas...
Os banhos-de-sol, tão apetecíveis no Verão, podem provocar danos na pele, alguns deles associados a graves problemas de saúde.
Constipações sazonais, alergias, sinusite, todas se manifestam frequentemente por congestao nasal, vulgarmente conhecida como nariz entupido.
Alguns problemas de saúde podem ser provocados por acções específicas no seu local de trabalho, reduzindo a sua qualidade de vida.
Em ciência, nunca se sabe tudo e o que hoje se julga estar certo pode não ser bem assim, e o metabolismo energético não é excepção.
Nem tudo o que houve funciona, mas existem de formas naturais, ditas “caseiras”, de prevenir o escurecimento dentário, remover manchas e clarear os dentes.
1. Tempo para comer. A vida agitada tem, para todos nós, uma terrível consequência para a nossa saúde: comer à pressa.
O envelhecimento é um processo natural que ocorre em todas as nossas células, condicionado pelo nosso ADN, que aumenta também o risco de desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde.
Agaricus blazei é uma espécie de cogumelo (um fungo) comestível de grande interesse medicinal, também conhecido por agaricus, cogumelo-do-sol, cogumelo-da-vida ou cogumelo-de-deus.
Todos desejamos manter um sorriso branco, radiante e saudável, mas só uma higiene oral apropriada não basta. A alimentação tem igualmente um papel importante, havendo alimentos contendo corantes e/ou outras substâncias que escurecem, desgastam e mancham o seu sorriso.
Os dias cada vez mais curtos, as noites mais frias, o tempo mais seco e as folhas alaranjadas que se desprendem das árvores anunciam o fim do Verão e o início do Outono, a estação que nos prepara para o Inverno.
A própolis é uma substância natural, de características resinosas, produzida pelas abelhas através da colheita de produtos resinosos existentes no ambiente vegetal exterior.
Todos gostaríamos de ter um hálito fresco, mas são muitas as pessoas que sofrem de halitose, vulgo mau hálito, nalgum momento da sua vida.