Sim. Na maioria dos casos, a alimentação pode ajudar a prevenir a formação de pedras no rim, ou cálculos renais.
Os cristais formam-se por preipitação devido a elevada concentração de determinados sais minerais na urina, como o oxalato de cálcio ou o fostato de cálcio, componente comum de muitas pedras renais. Quando estes cristais se acumulam, podem formar os cálculos de maiores dimensões que causam dano e dor ao passar no sistema urinário.
A prevenção passa, desde logo, por ingerir água em abundâcia ao longo do dia, devendo ser de 2,0 a 2,5L. Além disso, pode também prevenir através da eliminaçao da dieta de alimentos riscos em oxalatos ou em fostatos.
Os oxalados existem sobretudo em alimentos como o chocolate, batata-doce, chá preto, café, espinafres, espargos e folhas verdes escuras, beterraba, nozes e figos. Deve, pois, evitar o consumo regular destes alimentos.
Já os fosfatos, existem em maior quantidade nos lácteos gordos, nos enchidos, peixes e carnes fumadas, favas, citrinos, peixes gordos, ovas de peixe e mariscos.
Evitar o consumo regular destes alimentos pode fazer sentido sobretudo em pessoas com crises regulares de cálculos renais (mais de uma vez por ano) e após confirmação do tipo de cálculo, pois se não for de oxalatos ou de fosfatos de cálcio, não fará sentido restringir estes alimentos.
Ainda, a prevenção e tratamento auxiliar pode beneficiar de algumas medidas naturais, nomeadamente, a ingestão de água dialitica, arando vermelho e quebra-pedra, por exemplo.
Ajuda na eliminação de pedras renais.
Elimina gorduras acumuladas, combate a retenção de líquidos melhora a digestão das gorduras e elimina toxinas.
Antes
12,40 €Tripla acção: laxante + detox + pré-biotico (fibras).
Antes
23,59 €