A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
Fenilalanina.
Aminoácido essencial, que integra as proteínas vegetais e animais. Faz parte da composição do edulcorante sintético aspartame e não é metabolizado por indivíduos que sofrem de fenicetonúria.
Fenilcetonúria.
Doença metabólica caracterizada pela incapacidade de metabolização do aminoácido fenilalanina, devido a deficiência enzimática, que leva a acumulação de fenilalanina do organismo, causando graves sintomas de toxicidade. Esta doença é diagnosticada através do chamado teste do pezinho, realizado à nascença, e requer tratamento especifico para toda a vida.
Fibra dietética.
Nutriente de origem vegetal que o organismo humano não consegue digerir, contribuindo para o normal funcionamento do intestino e outros benefícios de saúde. Pode ser solúvel em água, retendo água que forma um gel no intestino, ou insolúvel em água, proporcionando peso e volume ao conteúdo intestinal.
Frequência cardíaca.
Valor numérico que quantifica a pulsação cardíaca por minuto.
Frequência cardíaca máxima, FCMáx.
Valor de frequência cardíaca mais elevado que se pode atingir em resultado de um esforço físico de intensidade máxima.
Fitoterapia.
Ciência do ramo das medicinais tradcionais que estuda as propriedades medicinais das plantas a sua aplicação na prevenção de tratamento de doenças.
Flavonoides.
Também conhecidos como bioflavonoides, constituem o grande grupo de compostos naturais de origem vegetal (frutas, legumes, chás, vinho...), da classe dos polifenóis, de grande capacidade antioxidante.
Fosfatidilcolina.
Lipoproteína (fosfolípido) que faz parte das menbranas da células, essencial para o normal funcionamento celular, incluindo as células nervosas (neurónios). É usualmente recomendado como suplemento para a prevenção ou tratamento da falta de memória, fadiga intelectual ou doenças neuro-degenerativas.