A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
E. coli.
Abreviatura de Escherichia coli, que se refere a um vasto grupo de bactérias que existem no ambiente, alimentos e intestinos dos humanos e dos animais. Embora a maioria das estirpes sejam inofensivas para a saúde humana, alguns tipos de E. coli podem causar toxi-infecções alimentares, infecções do trato urinário, infecções respiratórias, entre outras doenças.
Edema.
Acumulação excessiva de líquido nos tecidos corporais. Pode ser local, resultante de um traumatismo, ou mais generalizado, como a acumulação de liquido no abdómen, pernas, pés ou braços, p.e.
Edulcorante.
Vulgarmente referido como adoçante, é uma substância natural ou sintética com poder adoçante similar ao açúcar, com muito baixo ou inexistente valor energético.
Exercícios isométricos.
Exercício físico estático que incide no aumento da tensão muscular, ausente de movimentos articulares.
Electrólito.
Clinicamente, egloba os sais minerais orgânicos, como o sódio, potássio ou cálcio, p.e., essenciais para a manutenção da homeostase do organismo, desde funções cardíacas, nervosas e musculares, equilíbrio hídrico, pH sanguíneo, entre outras funções vitais.
Enzima.
Proteina especializada na catalização (activação) de reacções bioquímicas no organismo, como p.e., a amilase salivar, enzima responsavel ela digestão do amido, covertendo-o em moléculas mais pequenas.
EPA.
Ácido eicosapentaenoico, é um ácido gordo poli-insaturado do tipo ómega-3, existente sobretudo nos peixes, com actividade anti-inflamatória.
Ergogénico.
Agente (substância ou mecanismo) natural ou artificial capaz de aumentar a capacidade de trabalho físico e/ou mental, com vista à melhoria da performance.