Nem todas as calorias são iguais. A maioria dos produtos processados de valor energético alto permitem o aparecimento de picos de energia repentinos, que desaparecem igualmente rápido. Desta forma, é importante ter uma noção de quais os alimentos verdadeiramente energizantes, que tenham a capacidade de manter as glicémias controladas por um período de tempo que permita níveis de saciedade consideráveis. Aqui fica uma lista com 20 desses alimentos.
Água
É o maior constituinte do corpo humano, representando 65 a 70% do peso. Indispensável ao transporte de nutrientes e aos processos de excreção de produtos tóxicos, níveis demasiado baixos deste nutriente levam ao aparecimento de cansaço, alteração do humor e das funções mentais. Se preferir, pode optar por tomar infusões ou chás, sem adicionar açúcar.
Algas marinhas
Sendo uma fonte riquíssima em iodo, estimulam a tiróide, tendo efeito na regulação dos vários sistemas de órgãos. A deficiência de iodo provoca o aparecimento de sono, cansaço e falta de memória.
Ananás
Além dos níveis de frutose, fibra e água, que permitem que a absorção deste fruto seja feita de forma gradual e que a sua ingestão contribua para manter o organismo hidratado, o ananás contém bromelina, que facilita a digestão, evitando gastos energéticos desnecessários, provocados por dificuldades no processo digestivo.
Aveia
Rica em vitaminas e minerais, tem um índice glicémico moderado, que permite que a absorção dos hidratos de carbono e consequente produção de energia seja feita de forma gradual.
Açaí
Típico do Brasil, já se encontra em alguns hipermercados portugueses. É rico em hidratos de carbono, proteína, fibra, vitaminas e antioxidantes, e é conhecido por ter efeito na diminuição da fadiga. No entanto, deve ser ingerido em pequenas quantidades, devido à sua composição nutricional rica em açúcares.
Banana
Rica em açúcares simples, é, também, uma fonte de amido, pelo que a sua absorção é prolongada. Este facto permite que a glicémia se mantenha controlada por um período de tempo considerável, sendo importante na manutenção de níveis de energia estáveis. Para além disso, é fonte de triptofano, necessário à produção de serotonina, uma hormona que tem impacto no melhoramento do humor.
Batata-doce
Mais um alimento de índice glicémico moderado, que permite a manutenção da energia no organismo por um período de tempo considerável, havendo fornecimento constante de energia às células.
Brassica
Este nome refere-se à família de produtos hortícolas na qual se incluem brócolos, couve-flor, couve, repolho, couve-de-Bruxelas, folha de mostarda, agrião, entre outros. Relacionam-se com o melhoramento dos níveis de energia pelo facto de terem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem processos de inflamação e stress, causadores de fadiga crónica.
Café
Apesar da sua toma aumentar o estado de alerta e os níveis de atenção, é do conhecimento geral que a toma exagerada de café pode alterar o níveis de pressão arterial, ansiedade e stress. O seu consumo deve ser controlado em hipertensos. Em indivíduos saudáveis, a toma de 2 cafés por dia não parece ter contra-indicações.
Cenoura
Pela sua riqueza em vitaminas e minerais, é importante na prevenção de depressão e fadiga, combate o aparecimento da sensação de cansaço visual, e tem importância no reforço do sistema imunitário.
Chá verde
Tem efeito nos níveis energéticos pelo seu teor em compostos semelhantes à cafeína, que aumentam os níveis energéticos do organismo. Por ter efeito excitatório, deve ser tomado com moderação por indivíduos com diagnóstico de hipertensão arterial e ansiedade.
Chocolate preto
É fonte de ferro, magnésio e cafeína. Deste modo, apresenta-se como sendo uma fonte energética natural. Tem efeito acelerador do metabolismo, diminui o stress e aumenta as capacidades cognitivas em pouco tempo. Além disso, o seu teor de flavonóides parece aumentar o fluxo sanguíneo em áreas estratégicas do cérebro, combatendo a fadiga.
Frutos oleaginosos
O elevado teor em gorduras polinsaturadas, fibras e proteína faz com que consumir nozes, amêndoas, avelãs e outros frutos oleaginosos semelhantes ajude a controlar a produção de glicose, levando a um fornecimento de energia constante.
Iogurte
A presença de lactobacillus permite reforçar a flora intestinal, favorecendo a digestão e absorção dos nutrientes, dando uma preciosa ajuda no aumento dos níveis de energia pela optimização destes dois processos.
Leguminosas
Feijão, grão, lentilhas, ervilhas, favas, soja e tremoços são ricos em hidratos de carbono que são lentamente absorvidos, e têm elevados níveis de proteína. Estas duas características combinadas fazem com que a energia providenciada por estes alimentos seja distribuída pelo organismo por um período de tempo prologado.
Linhaça
Em semente, em pó ou em óleo, é uma fonte rica em ómega 3, uma gordura polinsaturada conhecida pelo seu poder anti-inflamatório, com efeito na diminuição da fadiga crónica, e com efeitos anti-coagulantes, que facilitam a circulação sanguínea, com benefício no fornecimento de nutrientes e oxigénio às células cerebrais.
Manga
A manga é fonte natural de selénio, que promove a produção de hormonas importantes na manutenção da energia, combatendo a fadiga de forma eficaz. Possui minerais que facilitam o processo digestivo e que são importantes no controlo dos níveis de hemoglobina, evitando o aparecimento de anemias.
Ovos
O elevado teor de proteínas de alto valor biológico ajuda a elevar os níveis de energia do organismo. A presença de colina leva ainda ao aumento da capacidade intelectual.
Peixes gordos
À semelhança da linhaça, o salmão, sardinha, atum, cavala e arenque são fontes ricas em ómega 3, que ajuda a reduzir os níveis de inflamação, associada à fadiga crónica, e que melhora a circulação sanguínea, facilitando a chegada de oxigénio e nutrientes ao cérebro.
Produtos integrais
Para além da sua riqueza em vitaminas e minerais, necessários para manter os níveis de energia positivos, são fonte de hidratos de carbono de índice glicémico moderado, que têm um período de absorção prolongado. Combinados com um alimento rico em proteína, deixam a energia em alta.
Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica.
Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica
Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica.
Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica.
Antes
37,07 €Reforça a vitalidade e melhora a actividade física e psíquica.