Conhece o seu relógio biológico?

Conhece o seu relógio biológico?

Já ouviu falar em relógio biológico? Pois, todos temos um e funciona principalmente com a luz diária.

 

Quando acorda de manhã e abre os olhos, a luz invade o seu cérebro e activa e desactiva determinados genes para que todo o seu corpo se prepare para o dia. A luz matinal também “diz” ao seu cérebro para parar de produzir melatonina, a hormona do sono. Mais tarde, à medida que a luz desaparece, a melatonina volta a ser produzida para poder dormir.

 

O seu “relógio” não é igual, porém, a vida toda, alterando-se com a idade. Desde logo, basta pensar que um recém-nascido dorme cerca de 17 horas por dia, um adolescente dorme cerca de 10 horas e um adulto dorme 7-8 horas. Depois dos 65 anos de idade, é provável que se vejam outras mudanças, nomeadamente acordar mais cedo.

 

Pela forma como funciona o padrão de sono, não pense, pois, que pode fazer noitadas e depois compensar com sono extra no fim-de-semana. Não funciona dessa forma, e as horas de sono perdidas podem deixá-lo alterado, mesmo com compensação. Se precisa de descanso extra, tipo uma sesta, limite a 1 hora no máximo, de forma a ter apenas vantagens e não prejudicar o descanso nocturno.

 

Por estas razões existe o chamado jet lag. Movimentar-se por diferentes zonas horárias faz com que o organismo demore a adaptar-se ao novo horário. Para ter uma ideia de como o jet lag é real, pense que até a própria mudança de hora no período de Inverno altera o seu relógio biológico, levando alguns dias a adaptar-se.

 

Não respeitar o relógio biológico não altera só o seu sono. Todas as suas hormonas sofrem, alterando a digestão e a imunidade, entre outras coisas. Alguns estudos sugerem mesmo que “lutar” contra o seu ritmo circadiano pode estar associado a problemas como diabetes, cancro, distúrbio bipolar e obesidade.

 

Se está fora da rotina, crie hábitos como deitar e levantar à mesma hora. Se quer alterar a sua rotina, como por exemplo, alterar a hora de se deitar, comece devagar, com mais ou menos 15 minutos por dia, até chegar à meta. Além disso, o descanso perfeito ocorre na ausência de luz, pelo que deve assegurar-se que o seu quarto não tem fonte de luz; desligue televisão, telemóveis ou outros dispositivos luminosos, pelo menos uma hora antes de adormecer; só assim o seu organismo consegue produzir a melatonina necessária ao seu descanso. De referir, ainda, que nalguns casos de distúrbios do relógio biológico, a ajuda de suplementos contendo melatonina ou outras substâncias podem ser úteis.

:: ARTIGOS RECOMENDADOS PARA SI

 

Hidratesepelasuasaude Naodeixeotempoafectaraliemtacao mel


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

  • 1
CCC000
Visualização normal