A Dieta Paleo é recomendada a todas as pessoas?

A Dieta Paleo é recomendada a todas as pessoas?


Não, a dieta Paleo pode ser adequada para algumas pessoas, durante algum tempo, mas pode não ser o melhor para si.


Comecemos por esclarecer que a Dieta Paleo (ou do Paleolítico) se baseia na adopção daquilo que se diz serem os hábitos alimentares do paleolítico (no tempo dos homens das cavernas), contudo, deve saber que não existia um padrão alimentar único. Desde logo, porque o paleolítico abarca um grande período da humanidade durante o qual o Homem não comeu sempre da mesma forma; por outro lado, a alimentação dependia da zona do globo, da época do ano (alimentos disponíveis), entre outros factores. 


Ainda assim, a dieta Paleo existe e está na moda, com princípios rigorosos que, de uma forma geral, excluem o consumo de lácteos, cereais (glúten), batata, leguminosas, açúcares, óleos refinados, sal, café e alimentos processados no geral, que se pensa estarem associados às doenças da civilização, como a diabetes, cancro e doenças cardiovasculares. A Paleo promove, pois, o consumo de alimentos frescos como frutos e legumes, carne, peixe, ovos, oleaginosas, sementes, azeite e óleo de coco. A exclusão dos cereais resulta numa perda de gordura acentuada, por comparação com dietas tradicionais baixas em calorias, mas que se verifica apenas na fase inicial. Comparações feitas com Paleo e uma dieta tradicional de emagrecimento evidenciam resultados similares em 24 meses, apesar da Paleo promover perda de gordura maior nos primeiros seis meses.


Concluindo, a Paleo pode ser uma opção, sem dúvida, mas como modo de vida (a longo prazo) nao existem evidências de que seja mais vantajosa que outros padrões alimentares, como a Dieta Mediterrânica, por exemplo. Aconselhe-se sempre com um profissional de saúde sobre qual a melhor opção para si.

 

 

CCC000
Visualização normal